Disfunção da Articulação Temporomandibular

Disfunção da Articulação Temporomandibular

Disfunção da Articulação Temporomandibular

Sabe aquela sensação gostosa de bocejar? Ou o sentimento bom de mastigar a sua comida favorita? E quando você abre a boca para cantar bem alto as suas músicas preferidas? Para muitos, infelizmente, estes pequenos gestos são dolorosos para aqueles que sofrem de Disfunção da Articulação Temporomandibular.

Todas atividades acima deveriam realmente proporcionar momentos relaxantes e alegres. No entanto, por sofrerem alguma disfunção na ATM, algumas pessoas têm o encanto dessas horas quebrado e sentem dores fortes na região maxilar.

Já sentiu estalo no maxilar ao abrir a boca? Tem muita dor de cabeça e não consegue descobrir o porquê? Sente dificuldades quando vai mastigar? Isso tudo pode ser uma Disfunção da Articulação Temporomandibular.

Neste texto você terá a oportunidade de entender mais sobre esse problema, os sintomas, as causas e como tratar. Quando terminar de ler, perceberá que não é mais necessário sofrer por isso. Confira tudo isso a seguir!

O que é Disfunção da Articulação Temporomandibular?

A Articulação Temporomandibular (mais conhecida por ATM) conecta o maxilar ao crânio. Infelizmente, essa área está suscetível a diversos problemas, que podem ocorrer em qualquer sexo, mas geralmente são mais comuns em mulheres.

A Disfunção da Articulação Temporomandibular é um termo que diz respeito a todos os distúrbios penosos que acontecem na articulação mandibular. Existem três subtipos de síndrome da ATM:

  • osteoartrite
  • dor e disfunção miofascial
  • disfunção interna

A osteoartrite da ATM ocorre quando a cartilagem da articulação começa a se degenerar. A dor e disfunção miofascial estão relacionadas aos músculos da mastigação, sendo o subtipo mais frequente do problema naqueles que sofrem da síndrome da articulação temporomandibular. A disfunção interna abrange a luxação do disco articular que fica na ATM, logo à frente do ouvido.

Existem quatro sinais bem característicos da síndrome da ATM, que costumam ser os que mais aparecem nas pessoas que sofrem com o distúrbio. São eles:

  • ruídos na articulação
  • movimento limitado da mandíbula
  • dor na ATM
  • sensibilidade nos músculos da mastigação na região masseter, temporal e cervical

O que causa a Disfunção da Articulação Temporomandibular?

Uma das principais causas da Disfunção da ATM é o bruxismo. Para quem não sabe, o bruxismo é um distúrbio que ocorre quando o indivíduo range ou aperta muito os dentes, aparece durante o sono e também enquanto estamos acordados. Ele pode afetar pessoas de todos os sexos, desde crianças a adultos.

O principal sinal de bruxismo é o desgaste e a hipersensibilidade dos dentes e a sensação de cansaço,peso e até dor nos músculos da mastigação (na face e nas têmporas principalmente) e dores na região da cabeça e da face.. Felizmente, ele pode ser tratado e controlado com os cuidados corretos como aconselhamentos, terapias físicas e utilização de dispositivos intra orais.

É essencial buscar o tratamento assim que ele for identificado, pois o bruxismo pode continuar por toda a vida e pode provocar o surgimento de outras disfunções da Articulação Temporomandibular (DTM). Não deixe de consultar um especialista em Dor Orofacial.

Além do bruxismo, existem outras possíveis causas para a síndrome da ATM, como algum trauma ou lesão na área ou até mesmo alguns tiques nervosos, como morder os lábios ou roer as unhas.

Quais são os sintomas da Disfunção da Articulação Temporomandibular?

Os principais sintomas que precisam ser observados em quem possui algum dos tipos da síndrome da ATM são:

  • inchaço em um ou nos dois lados do rosto
  • dentes desgastados e sensíveis
  • dores fortes na cabeça ao fim do dia ou logo depois de acordar, devido ao estímulo constante dos músculos do rosto
  • dores na região da nuca e pescoço
  • problemas ao abrir a boca por inteiro
  • deslocamento da mandíbula quando a boca é aberta
  • tontura e desequilíbrio
  • estalos quando a pessoa abre a boca
  • dificuldades para mastigar corretamente
  • sensação de cansaço na face ao longo do dia
  • zumbido nos ouvidos

A dor intensa e o desconforto só tendem a piorar com o tempo, podendo até gerar consequências irreversíveis. O ideal é que haja um diagnóstico precoce para que a Disfunção da Articulação Temporomandibular seja tratada logo e os sintomas desapareçam.

Como tratar a Disfunção da Articulação Temporomandibular?

Para que a síndrome da ATM seja diagnosticada, é necessário ir a um especialista em DTM e Dor Orofacial. No consultório, ele precisará conhecer seu histórico e realizar exames físicos e eletromiografia . A partir disso, o dentista poderá  solicitar alguns exames, como os de imagem, por exemplo.

Não existe apenas um tipo de tratamento para Disfunção da Articulação Temporomandibular. Tudo depende de como os sintomas se manifestam e da gravidade do problema.

Alguns casos precisam de aconselhamento e fisioterapia com massagens nos músculos do rosto para ajudar a relaxar a área. Em outras situações é preconizado o uso de dispositivos intra orais como as placas de relaxamento muscular. Medicamentos anti-inflamatórios ou relaxantes musculares também podem ser necessários para aliviar as dores e outros sintomas.

Você conhece o tratamento com Dispositivo Interoclusal de Vigília (DIVA)?

É um tratamento que desenvolvi, não-invasivo, que não precisa de qualquer substância química para funcionar. É por isso que ele é considerado extremamente seguro e não possui contraindicações.

Basicamente o tratamento é feito através da utilização do dispositivo DIVA – Dispositivo Interoclusal de Vigília – que permite ao paciente monitorar, em tempo real, todas as alterações em sua articulação e músculos ao mesmo tempo em que auxilia o usuário a reverter hábitos nocivos à ATM.

Ficou interessado? Quer saber mais meu tratamento? Agende agora uma consulta. Entre em contato conosco e agende uma visita para analisarmos o seu caso e poderei então estabelecer qual é o melhor procedimento para tratar, reduzir ou eliminar a Disfunção da Articulação Temporomandibular.

Se você achou que este artigo sobre a Disfunção da Articulação Temporomandibular foi útil ou é interessante para algum amigo, compartilhe ele em suas redes sociais.

Além de saber o que é Disfunção da Articulação Temporomandibular, aproveite para ver também o que é cefaleia crônica e os motivo que causam dores na mandíbula ao mastigar.

2018-11-08T19:21:56+00:00