Principais motivos que causam dor na mandíbula ao mastigar

Principais motivos que causam dor na mandíbula ao mastigar

Principais motivos que causam dor na mandíbula ao mastigar

Já deixou de comer aquele churrasco por causa de uma dor na mandíbula ao mastigar? Você pode estar com uma disfunção da ATM. Neste post, você saberá como funciona esta disfunção e suas principais causas e tratamentos. Vamos lá?!

Sempre aparece um novo paciente em meu consultório relatando situações como essa acima, sentindo forte dor na mandíbula ao mastigar, mas que não buscam um especialista em DTM e Dor Orofacial para solucionar o seu problema, logo que ele surge. Só vão ao dentista quando o quadro já se agravou.

A maioria dos casos pode ser tratada, com chances altas de resolver o problema em definitivo. Porém, a demora no diagnóstico e no tratamento pode reduzir a possibilidade de cura.

O que é ATM?

Articulação temporomandibular (ATM) é responsável por ligar o maxilar ao crânio. Ela é uma das articulações mais complexas e essenciais do corpo humano.

Aqui tenho um artigo que explica bem o que é essa articulação.

A disfunção da ATM se chama DTM e pode ser causada por diversos fatores, entre eles quando a ATM sofre movimentos repetitivos. Como atividades como falar e comer são cotidianas, estamos sujeitos a sofrer deste desgaste que é causado também pelo estresse e pelo nervosismo contínuo ou ocasional.

Quais são os sintomas da DTM?

É muito importante que você consiga reconhecer os sintomas. Assim poderá procurar um dentista especializado em DTM e Dor Orofacial e relatar corretamente o que sente.

Além do exame físico, exames complementares podem ser solicitados para um correto diagnóstico. Os mais comuns são o raio-x, a tomografia computadorizada, a ressonância magnética e a eletromiografia.

Entre os principais sintomas da DTM, podemos destacar:

  • dor de cabeça
  • dor na nuca
  • dor de dente
  • dor nos músculos da face
  • incômodo ao mastigar
  • estalos no maxilar
  • ouvido latejar
  • inchaço em algum dos lados da face

Vale destacar que você não deve realizar a automedicação. É extremamente importante passar com um médico especialista em dores na região da face. Ele analisará os exames, dará o diagnóstico e prescreverá o tratamento adequado.

O que causa dor na mandíbula ao mastigar?

A dor na mandíbula ao mastigar é abrangente, pois envolve muitos fatores. A seguir falaremos de uma das principais causas da DTM e os tratamentos que o especialista poderá prescrever.

Bruxismo – Está relacionado ao ato de ranger ou apertar os dentes durante o sono o durante o dia.

Se não for diagnosticado a tempo, ele pode causar consequências gravíssimas na boca, como o desgaste e até a fratura de dentes, dores em toda região da cabeça, da face e do pescoço e até distúrbios nos ouvidos..  Para aliviar esta tensão o seu dentista pode recomendar o uso de dispositivos intra orais como as placas de mordida..

Por isso é necessário buscar um especialista. Só ele poderá determinar as causas do problema e orientar sobre a forma adequada de tratá-lo.

Como aliviar os sintomas da dor na mandíbula?

A primeira dica é buscar a ajuda de um especialista em DTM e Dor Orofacial. Ele poderá fazer alguns testes e solicitar exames para analisar a complexidade da sua dor na mandíbula ao mastigar.

Ao longo dos últimos anos, me especializei no tratamento de disfunções da Articulação Temporomandibular (DTM) e desenvolvi o método DIVA.

O Dispositivo Interoclusal de Vigília (DIVA) é um tratamento que desenvolvi, não-invasivo, que não precisa de qualquer substância química para funcionar. É por isso que ele é considerado extremamente seguro e não possui contraindicações.

Ele não é baseado em medicamentos ou cirurgias, sendo uma inovação na área odontológica. Baseia-se no princípio da conscientização dos maus hábitos e visa a proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Ficou interessado? Quer saber mais meu tratamento? Agende agora uma consulta.

Entre em contato conosco e agende uma visita para analisarmos o seu caso e poderei então estabelecer qual é o melhor procedimento para tratar, reduzir ou eliminar as dores na mandíbula ao mastigar.

Você sente dor na mandíbula ao mastigar? Já buscou tratamento? Deixe seu relato.

Aproveite também para entender o que é cefaleia crônica e como aliviar a enxaqueca.

2018-11-07T21:22:59+00:00