Sente dores ou estalos no maxilar ao mastigar? Cuidado!

estalos no maxilar ao mastigar

Muita gente sente estalos no maxilar ao mastigar, mas por não vir acompanhados de dores, deixam pra lá e não dão a devida atenção. A verdade é que os dois casos, tanto de dores como estalos, são sinais de alguma disfunção na Articulação Temporomandibular (ATM). Eles podem desencadear em outros fatores, ainda mais graves.

O estalo que você sentiu no maxilar ao mastigar pode ser um pequeno aviso de que algo esteja errado na sua ATM e que é necessário procurar ajuda especializada.

A articulação temporomandibular, também conhecida como articulação da mandíbula, tem diversas funções importantes para nós. Além da mastigação, ela também ajuda em ações como:

  • Falar
  • Bocejar
  • Engolir

Entretanto, sentir estalos no maxilar ao mastigar pode ser um indicativo de alguma deficiência na ATM e que pode ser apenas um dos diversos sintomas que exigem cuidados.

Pacientes com disfunção na ATM podem aparentar, além dos já citados estalos no maxilar ao mastigar, dores na face, zumbidos no ouvido, fortes crises de dor de cabeça e dores ao abrir a boca. Qualquer um destes sintomas, sozinho ou em conjunto, atrapalha bastante a qualidade de vida do indivíduo.

DTM – Assim são classificadas as disfunções na ATM

A articulação que remete a sigla ATM tem como função básica se mover para frente e para os lados, nos permitindo atividades como fala e mastigação.

Quando esta articulação passa por qualquer comportamento não adequado, isso é classificado como disfunção temporomandibular (DTM). As DTMs seguem sendo estudadas por especialistas e as causas são diversas:

  • Bruxismo de vigília
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Estresse
  • Concentração
  • Hábitos orais como apertar os dentes, mordiscar lábios, bochechas e objetos
  • Roer as unhas
  • Trauma local
  • Deformidade facial
  • Por que você pode sentir estalos no maxilar ao mastigar?

Este é um sinal de que a sua ATM está com algum problema, que pode ser pontual ou mesmo uma dificuldade crônica. É preciso encontrar um especialista para investigar a causa.

Recebo pacientes diariamente no meu consultório que apresentam diversas disfunções e precisam de um tratamento para DTM.

Inclusive, uma das principais ocorrências é o bruxismo de vigília que, caso não seja tratado, pode desencadear em uma cefaleia, que é um dos gatilhos para provocar a enxaqueca.

Viu como é complexa a relação entre um simples estalo no maxilar ao mastigar e a ocorrência de crises de enxaqueca?

Como diagnosticar uma DTM?

A simples ocorrência de estalos, dores, bruxismo e outros sintomas não é o bastante para diagnosticar uma disfunção temporomandibular. Exames laboratoriais e análises nos movimentos dos músculos da articulação são necessários.

Tenho mais de 20 anos de atuação em odontologia e me especializei em tratamentos de DTM e Dor Orofacial.

Ao chegar ao meu consultório, vou analisar se os seus estalos no maxilar ao mastigar estão relacionados ou não com alguma hiperatividade muscular.

Medirei o comportamento dos músculos da face em várias situações nas quais você se encontra no seu dia dia para identificar se existe ou não algum comportamento fora do comum.

Ficou interessado? Quer saber mais meu tratamento? Agende agora uma consulta.

Tentei explicar aqui como os estalos no maxilar ao mastigar podem atrapalhar a sua qualidade de vida e também as consequências que pode trazer caso não sejam tratados. Aproveite para ler também:

2018-10-05T17:35:41+00:00