O que significa ATM?

O que significa ATM?

Já ouviu falar da articulação temporomandibular? Saiba o que significa ATM lendo este artigo. Você sente estalos quando abre a boca? A mastigação é dolorida? Às vezes, parece que a sua mandíbula está torta? Tudo isso pode ser sintoma de que algo está bem errado com a sua articulação.

Sabe o que significa ATM? Neste texto, você irá conhecer o que é a ATM, quais são os problemas causados a ela, quais são os outros sintomas que as pessoas podem ter e se existe algum tratamento. Vamos a definição!

O que é a ATM?

ATM é a sigla do termo articulação temporomandibular, que nada mais é do que uma articulação responsável por conectar o maxilar ao crânio. Ela é uma das articulações mais complexas, essenciais e interessantes do corpo humano.

A ATM tem como função principal mover a mandíbula, seja para trás, para a frente ou para os lados. Ela é tão complexa porque é um sistema que possui muitos “itens”, como ossos, ligamentos e discos. Cada um complementando o outro.

Por ser uma região que engloba tantos fatores e componentes, a ATM acaba ficando muito vulnerável a possíveis distúrbios. Um distúrbio desse tipo é chamado de disfunção da articulação temporomandibular (mais conhecido como DTM).

A DTM é um sinal de que o sistema da ATM está funcionando de forma irregular. É possível logo notar que algo está errado, pois os músculos ou a mandíbula não estão mais cumprindo suas funções ou estão cumprindo com alguma dor.

Os estalos e a travada ao abrir a boca, assim como a sensação de que sua mandíbula está deslocada são causados pela DTM. Seus sintomas vão piorando com o tempo e podem gerar efeitos perigosos, por isso o ideal é diagnosticar e tratar o mais rápido possível.

O que pode causar a disfunção na ATM?

Assim que você consegue entender o que significa ATM, fica mais fácil entender o seu funcionamento. Logo, qualquer situação anormal pode ser melhor percebida e você poderá buscar soluções para um tratamento adequado.

Uma das principais causas da DTM é um distúrbio conhecido como bruxismo. Ele ocorre quando a pessoa tem a mania de ranger e/ou apertar muito os dentes, seja acordado ou enquanto dorme. Ele pode causar muitos problemas ao maxilar e aos dentes, deixando-os desgastados.

Felizmente, é possível tratar o bruxismo e evitar que ele cause uma distúrbio maior na ATM. Consulte seu dentista para saber quais tratamentos ele indica ao seu caso. Normalmente, costuma ser uma placa de acrílico protetora, para evitar o contato entre os dentes e assim o atrito entre eles.

Também existem outras prováveis causas para a DTM que costumam estar ligadas a possíveis machucados, lesões ou traumas na região. Mastigar de forma errada, ter a mordida torta, roer unhas e repuxar os lábios com a boca frequentemente também podem resultar na DTM.

Você precisa tomar cuidado com a sua articulação, já que estudos comprovam que as DTMs podem ser gatilhos para surgimento de Cefaleia Tensional que, se não tratada, pode provocar o surgimento das tão temidas crises de enxaqueca. Perceba que é muito importante não só saber o que significa ATM, mas como preservá-la para manter a sua qualidade de vida.

Quais são os sintomas de disfunção da ATM?

É importante saber os sintomas para que você possa explicar com mais propriedade ao dentista tudo o que está sentindo. No entanto, vale lembrar que apenas o dentista será capaz de realizar um diagnóstico através de exames e consequentemente sugerir um tratamento.

Outro ponto importante é que alguns dos sintomas de disfunção da ATM listados abaixo podem pertencer a outros problemas, da mesma forma como você pode apresentar outros sintomas que não estejam listados aqui. Por isso a visita ao dentista é sempre essencial.

Confira quais são os principais sintomas de DTM a seguir:

  • Dores intensas na cabeça, enxaquecas e pressão por detrás da área ocular;
  • Zumbido e dores no ouvido;
  • Deslocamento do maxilar excessivamente para um lado;
  • Estalos ao abrir a boca;
  • Frouxidão dos músculos da mandíbula;
  • Dor ao abrir a boca ou durante a mastigação;
  • Dificuldade em abrir a boca completamente;
  • Mordida fora de lugar;
  • Travamento da mandíbula;
  • Inchaço em algum ou alguns lados da face;
  • Sensibilidade nos músculos e nos dentes;
  • Sensação de cansaço no rosto.

Os estalos usualmente sentidos por quem tem DTM são causados porque o disco articular (cuja função seria amortecer e evitar impactos) acaba se deslocando de onde ele deveria estar. Esses estalos podem ocorrer ao abrir a boca, falar, bocejar, mastigar, etc.

As dores de cabeça relacionadas à disfunção de ATM são geradas pelos músculos doloridos que envolvem o crânio. Essas dores podem ocorrer em diversas partes da face, além de também poderem aparecer no pescoço.

Você sabia que o encaixe dental (a posição dos dentes) é responsável por como a “cabeça da mandíbula” está posicionada na articulação? Isso quer dizer que se os dentes estiverem deslocados para os lados, para frente ou para trás a saúde da ATM pode ser prejudicada.

Foi por perceber que as disfunções da ATM provocavam fortes dores de cabeça aos pacientes que resolvi aprofundar os meus estudos nesta articulação.

Investigando sobre o que significa ATM e todas as atividades relacionadas a ela, encontrei diversos estudos apontando que a DTM bruxismo de vigília, uma espécie de hiperatividade muscular, provoca Cefaleia do Tipo Tensional, que por sua vez, era um dos gatilhos que faz surgir a enxaqueca.

Contudo, a simples ocorrência de estalos, dores, bruxismo e outros sintomas isolados não é o bastante para diagnosticar a existência de uma disfunção temporomandibular. Exames laboratoriais e análises nos movimentos dos músculos da articulação são necessários.

Quando recebo um novo paciente no meu consultório, eu faço vários testes para analisar o comportamento dos músculos da face. Vamos avaliar o paciente em diversas situações do seu dia a dia para identificar possíveis hiperatividades.

Nestes testes, detectamos as atividades incomuns dos músculos e introduzimos um equipamento feito sob medida para o caso do paciente. Este dispositivo vai atuar, sinalizando ao cérebro toda atividade inconsciente fora do normal, fazendo com que você absorva estes sinais, restabelecendo os movimentos naturais e reduzindo a hiperatividade muscular.

Ficou interessado? Quer saber mais meu tratamento? Agende agora uma consulta.

Expliquei aqui mais detalhadamente o que significa ATM e também as consequências de uma disfunção para a sua qualidade de vida. Aproveite e veja:

Siga nossa página no Facebook e acompanhe novidades.

2018-10-05T19:45:53+00:00